quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Hello!

Ora ca estou depois de 2 dias de formaçao com o CENFOR. Fiquei agradavelmente surpreendida as duas formadoras mostraram-se muito competentes e sai das duas sessoes motivada e com vontade de concluir o curso e tornar-me uma formadora certificada.
Nada como aprender algo novo para nos motivar :)
A energia continua um tormento, sinceramente fico com cada vez menos pachorra...
No feriado esta saindo um programinho de ida a praia com as crianças :)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Choveu em Luanda

Ja a algum tempo que nao via chover em Luanda, por estes dias tem sido ainda uma coisa moderada, mas parece que este ano sera a serio.
Se por um lado e bom por outro imagino as consequencias nefastas que muita chuva traz. Nao tinha nocao de como a vida das pessoas fica transtornada ate que vivi no bairro Martires do Kifangondo e o quintal inundou foi uma coisa horrivel.
As restriçoes de energia regressaram, parece que fiz bem em ter deixado ja temperada a carne que comprei. Mas agora que penso, se chove nao ha motivo para dizerem que a barragem nao tem agua e procederem a cortes...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Na senda da organizaçao

Esta mae, namorida que vos escreve ja por aqui disse que um dos seus calcanhares de Aquiles e a falta de organizaçao.
Assim sendo anda a ver se descobre formas de ser uma boa gestora.
Descobri no site do Continente, o chefonline cena muito fixe que da menus ja definidos ou a hipotese de personaliza-los tem vegetarianos, saudaveis e com sugestoes do chef.
Endereço : www.chefonline.continente.pt

Parece que a maquina de lavar estragou, ainda nao percebi porque e nem empreguete deu uma explicacao convincente, a coisa nem 5 meses tem e ja morreu nao quero acreditar....

Em casa namorido anda a queixar-se de gordurinhas e foi decidido que nos proximos tempos as refeiçoes sao de sopa e saladas ehehehehehehe melhor para mim que nao terei muito trabalho a cozinhar.
Deixei-lhe hoje uma sopa de abobora, nabo e cenoura rsrsrrsrsrsrs.

Estou a escrever sem acentuaçao porque o meu p.c esta maluco.

Bom fim-de-semana!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Alto e para o baile!

Eta mulherio é lixado, a sério local de trabalho com muitas mulheres só dá confusão e por coisas parvas.
Estou para descobrir quando deixamos de nos culpar, trapacear e passamos a ser solidárias.
Se isto fosse uma instituição nada a ver acho mesmo que as "damas" deviam combinar um bilo (luta) no fim do dia ali dentro do nosso lindo chafariz e vestidas de bikini. Ahahahahahahah!
É preciso ser profissional e crescer um bocadinho também :)
Regressei ao gym, já tinha soidades e ainda dei um saltinho ao banho turco mas desta vez munida com água não me fosse dar uma coisita má.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Calma

É preciso ter calma, não dar o corpo pela alma... era este o refrão de uma música do Pedro Abrunhosa.
Efectivamente calma precisa-se, ontem no fim do dia ia batendo num carro por culpa de uma situação parva de incompreensão e lá ouvi a outra condutora dizer-me para ter calma.
Hoje cheguei cedo como tudo e quase a chegar um candongueiro estúpido não avança e risco o carro, mais uma vez a palavra calma e o alerta de que a condução requer calma.
Nesta cidade de condução agressiva ou tens calma ou estás mal....

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Monday

É segunda e o relógio acaba de tocar as 10.00 :P
Tenho imensos pendentes, o A.C do carro porque com este calor não dá, o retrovisor que o dono do alheio estragou, e a pintura que já está pendurada há meses.
Consegui chegar a horas ao trabalho, acordando ás 5 pondo roupa a lavar e ainda dando um adiantado ao almoço do marido. Contudo a rotina ainda não está afinada, tenho que sair ás 6.45 para chegar sem stress.
Amanhã consulta no dentista, I. ficará em casa com daddy.
Sexta a ama vai a um casório então tenho que arranjar com quem deixar, provavelmente com vovó.
Dieta já teve dias melhores não me perdi totalmente, mas há dias em que o croissant, o pão normal ou as bejecas falam mais alto.
Regularidade no ginásio, precisa-se, quero secar mais 5kg e parece que será bué dificil, falta-me aquele incentivo extra...
A crer no tarot desta semana, quero quero estas boas novas :)

Peixes
22 a 28 de outubro de 2012
Carta do Dia
Ás de Ouros

Esta semana poderá iniciar algo. Será um romance? Então, vai ter de combater essa teimosa timidez e mostrar os seus sentimentos! Faça um convite original e irresistível, vai ver como ela/e não lhe resiste! Ah, e não se esqueça de olhar para dentro dos olhos mostrando a sua paixão. Se já está “despachado” desta parte (é pena, porque esta parte é das melhores! “Será que ela/e vai liga, vai aparecer?”, e quando aparece parece que o nosso coração vai saltar do peito! Ai que lindo!), namore tanto quanto puder, porque a conjuntura está de feição. O Outono pode ser tão romântico!

Mas esta carta fala também de melhorias mundanas, seja de ordem financeira ou profissional. A realização de um sonho, uma nova proposta de trabalho ou qualquer outro mimo, tudo pode acontecer e em breve, mas fica aqui o recado: nada será ganho ou conquistado sem o seu esforço (e isso é novidade?)

Portanto, aproveite a disposição e esta boa influência e dedique-se de corpo e alma aos seus projectos, aos seus sonhos, à sua Vida!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Empreguete retorns

A minha auxiliar para os assuntos domésticos regressou hoje, ligou-me ontem a dizer que hoje iria trabalhar disse-lhe que fosse e deixasse a chave, lamuriou-se e eu lá lhe dei mais uma oportunidade.
Quem não achou piadinha nenhuma foi o R. que indagou o que iria ela lá fazer, argumentei que a vida que ando a levar não está fácil e assim sendo empreguete is back mas com a corda ao pescoço...

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Guia Espiritual

16 de outubro de 2012

O Mágico

A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus. (Pitágoras) E não importa a forma ou o nome que lhe damos, importa o conceito de amar.

O tarot de hoje vem mesmo a propósito do que queria escrever :)
Se há uns anos atrás me dissessem que teria uma pessoa que me orienta na leitura da Biblía e orações, diria que estavam a gozar comigo, pois eu era uma miuda que leu Nietzsche, que esteve um tempo ligada ao PCP e que viveu numa Républica onde todos eram agnósticos.
Mas hoje, alguns anos depois falta qualquer coisa e para mim essa coisa pode chamar-se Deus, Sr. Jeová, Maomé ou Buda.
Sendo a minha família católica natural que me tenha aproximado desse lado, mas o mais engraçado é que o guia nem é católico, para ele o importante é disseminar a palavra e seus ensinamentos. Depois de termos falado um pouco disse-me que faltava Espírito Santo na minha vida, a mim o que me interessa é encontrar confronto e motivação e estou curiosa por saber mais.
Ontem uma colega dizia que quando estava na escola teve um professor que disse que posteriormente haveria uma proliferação de religiões pois as condições de vida iriam detriorar-se (estavam na altura do partido único) e seria a crença um escape. Não pude deixar de sorrir e pensar que nós os professores de história ás vezes somos uns gurus :)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mais uma semana sem empreguete

Raiva, muita raiva...
Então eu é que ainda tenho que andar atrás da empreguete que anda doente e nada de dar as caras e não comunica e merda nenhuma...
Raiva muita raiva, ameacei, não apareces encontrarás outra no lugar... mais uma semana sem água a desenrascar as roupas e acordar cedo como tudo p dar um jeito a casa
Estou bad, muito bad...

Início de semana

Cá estou depois de um fim-de-semana agradável, com baptismo no sábado e dia em família no Domingo.
Faltas de luz e água á parte esteve-se bem...
Já estamos a meio do mês e parece que foi ontem que começou.
Vovó de chocolatinho, continua com a insistência de o levar ao terapeuta da fala porque está "atrasado", mamã de chocolatinho anda a ver se se controla, porque não quer ser desagradável, irrita-me esta coisa de que uma criança de 18 meses está atrasada porque não é tagarela e depois quer por-me com pensamentos negativos e preocupar-me em demasia... Stress muito stress!
Boa semana!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Fim de semana gentes

Quase na hora de fechar a loja, isto hoje foram visitas e mais visitas, os colegas queriam ver como estava instalada, se não tinha medo de ficar sozinha na área e blás, blás eu queria só que me deixassem "sossegadinha" no meu canto.
Tomorow, classes e um baptismo a que não me apetece ir, ando mais preocupada com a roupa acumulada e com as coisas para fazer domesticamente falando.
Talvez Domingo fique de molho...
Acho que está para breve a chegada de um novo membro na família, não não estou grávida, falo da menina que gostaria de apadrinhar, estou um bocado receosa, mas e porque não?
Bom finde!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mudança

Saí do open space e estou na minha sala :)
A bibioteca ainda não tem vida e assim sendo estou solita nesta área, mas contente é importante cá estar.
Agora com muito axé bola para a frente que atrás vem gente...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pequena Vitória

O dia foi cinzento e nulo em produtividade.
Houve mesmo um momento em que deprimi, andei a ler blog's de mães brasileiras que mesmo não se conhecendo pessoalmente comunicam e partilham e senti-me só. Continuo a debater-me com este novo estado, continuo sem pares a quem procurar para desabafar, tirar duvidas e partilhar.
Sinto falta daquele meu micro-cosmos de Coimbra onde tinha sempre alguém para tomar um café, ir ao cinema ou passar por um restaurante. Saudades de tempo para mim :(
Com este espírito forcei-me a ir ao ginásio e fiz uma aula, a que apelidamos de aula dos elásticos pois trabalhamos com umas cordas elásticas não sei agora o nome técnico, e foi muito boa, meia hora de exercicios localizados para trabalhar pernas e abdominais. No fim corri 8 minutos na passadeira a velocidade 8, coisa que há um mês atrás era impossível. Foi uma vitória.
Para terminar experimentei o banho turco, nunca o tinha feito errei ao não levar água e sai meio zonza, mesmo assim quero voltar a repetir.

LAC -Luanda Antena Comercial

Bom dia alegria, num dia cinzento :)
Hoje vim para o trabalho a ouvir o programa Táxi amarelo na Lac e fui surpreendida pela positiva por Elas e o Mundo, vou chamar bloco, mas não é esse o nome correcto, em que três convidadas e apresentadora discutem temas pertinentes para a nossa sociedade.
Como não podia deixar de ser o tema inicial foi esta situação catastrófica da falta de água e luz, não quero voltar a lamentar-me mas cheguei a casa e não tinha nem uma coisa nem outra, encontro a vizinha do lado que me diz que veio um bocado de água por volta da hora do almoço e não estava ninguém em casa para armazenar por isso continuo numa situação nada satisfatória.
De regresso ao Elas, gostei imenso do que ouvi todas disseram coisas extremamente pertinentes, a verdade é que estamos cansados das mesmas desculpas já lá vão 36 anos, cansados de porque não chove porque as barragens não aguentam, porque há imensa gente na capital. Já não há guerra para culpar o opositor culpam-se as chuvas e não se criam soluções. Escandalizada fiquei com o pronunciamento do secretário do M, que disse que ninguém vai morrer por falta de luz e que para atenuar a situação devemos comprar geradores, como disse a comentarista a maioria da população não tem dinheiro para comprar geradores e há imensos casos de pessoas que morreram por ter velas acessas ou por não saberem utilizar geradores.
Em que país vivem estes senhores? Que como queriam votos prometeram mundos e fundos durante a campanha e conseguiram dar-nos luz quase ininterruptamente, se este secretário do M tivesse dito isto na altura eleitoral provavelmente o partido teria perdido os deputados eleitos por Luanda.
Não cai bem ouvir o Ministro dizer que provavelmente em Novembro se regulariza a situação, 5 anos depois sei bem o que é passar o fim do ano por cá e também sei que não será em Novembro muito menos Dezembro que este martírio termina.
Depois das maratonas, das cucas a 50 kz, das motos e carros oferecidos, esta é a triste realidade.
Até quando viveremos sem que se responsabilizem os incompetentes? Até quando remediaremos as situações sem resolve-las efectivamente?

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sono muito sono

Vida de luandense é F.
Chego a casa não tenho luz, logo não fiz puto uma vez que empreguete está com Paludismo, segundo afirma.
Hoje 4 da matina chocolatinho resolve acordar e conversar adormeceu nem sei bem a que horas, o que sei é que as 5.15 toca despertador pessoa levanta e vai fazer almoço, lavar loiça e preparar coisas para vir trabalhar.
Sai de casa brutal engarrafamento e chega ao trabalho com quase uma hora de atraso, assim que olha para telefone chefe tinha ligado... inicia a máquina montes de email's de chefe com coisitas para fazer.
E o sono que não nos quer largar mesmo depois de um café. Assim nóis faz como? Vai dormir ao wc?

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Previsão da semana, regresso ao natural e mais dedicação

Começo pela previsão da semana:

8 a 14 de outubro de 2012

Carta do Dia
8 de Ouros

Escuto e esqueço; vejo e recordo; faço e entendo. (Tao Te King)
Novo começo! Novos impulsos com promessas de um resultado auspicioso! Um novo ponto de partida poderá estar ao seu alcance, portanto, faça favor de se animar.

O 8 de Ouros traz a energia que precisamos para começar, ou recomeçar os nossos projectos profissionais ou amorosos. O Universo poderá intervir enviando-lhe acontecimentos inesperados que vão levá-lo aos sítios certo, na altura certa, isto… se estiver disponível. Deixe a dúvida de lado e tenha fé tanto em si como no desconhecido, esta é a postura que mais ajuda!

Muitas vezes falta-nos a coragem para arriscarmos, porque não é o timing ou porque não estamos com força, lá vamos arranjando desculpas para mantermos a rotina que não nos faz felizes. E assim nos acomodamos… Bom, em última instância, este também é um direito que nos assiste.

Esta carta pede-lhe também que escute os conselhos dos outros, mas que depois decida por si a avançar. Há que dar um passo em frente, com prudência sim, mas avance.

Depois o regresso ao Natural, pois nós as africanas adoramos maldizer o nosso cabelo, aplicar produtos para torná-lo mais liso menosprezando a razão de ser das nossas carapinhas.
Decidi fugir do desfrizante, é um martírio pode queimar o couro cabeludo e é uma seca estar de 3 em 3 meses a alisar e passar todas as semanas sentada num salão de cabeleireiro.
A seguir ao corte o meu cabelo, estava crescendo livremente até que a carapinha ficou densa fiquei sem saber muito bem o que fazer e apliquei um creme que o abriu mas ficou mais artificial do que devia.
Em conversa com umas amigas soube de um grupo no face, as angolanas naturais, que defendem o regresso ás origens e no sábado vi duas raparigas que de certeza que fazem parte do grupo senti uma inveja das caparias delas lindas mesmo, arrependimento de ter posto o produto. Mas como não há nada definitivo, com a excepção da morte, "nóis vai voltar ao good way" nada de desfrizo e viva o Afro.

Para terminar, mais dedicação precisa-se, este definitivamente é o meu calcanhar de Aquiles...
Dedicação no trabalho, na familia, nas amizades, na religião é primordial.

Boa segunda-feira, em especial á pessoa de Faro que sempre vem espreitar, quando quiser comente eu respondo :D

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Boas novas

Começo por dizer que esta africana que vos escreve, perdeu 11,3 kg de massa gorda e ganhou 5,4 kg de massa magra yeah!
A minha nutricionista ficou super contente e eu também, porque a minha dieta aumentará 200 kilo calorias e vou voltar a poder comer grão, feijão, batata-doce, mandioca, milho. Mas só ao almoço.
Trabalho e esforço compensam :)
A segunda boa notícia é que vou fazer uma formação de formadores ehehehehehehe certificada pelo Ministério do Trabalho isso é óptimo porque vou poder dar formação. Infelizmente tive que anular as minhas férias porque o inicio da formação coincide.
Não poderei ir á Namibia como almejava, mas não faz mal, aproveitarei para tirar férias em Janeiro.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

As pessoas

Hoje estou como se diz por aqui "incomodada" não sei o que comi que isto está mal, mais tarde consulta de nutrição vou saber quanto já perdi. Esta semana não ando a cumprir com as idas ao ginásio, fui segunda e já só devo ir na próxima semana...
Isto pode parecer estranho sendo eu mulher, mas cada vez mais confirmo que sitío com muitas as coisas não correm bem.
Ambições desmesuradas, invejas sem sentido, implicâncias parvas, não tenho paciência são gastos de energia á toa.
Porque não se limitam as pessoas a trabalhar? Porque não mostram a sua competência com os objectivos alcançados? Porque não jogam limpo?  E acima de tudo porque acham que os elogios muitas das vezes falsos querem dizer que são adoradas?

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O tarot de 1-7 de Outubro

O Tarot da Vera Xavier diz que:

Peixes

1 a 7 de outubro de 2012

O Carro

Quando o ser humano se mentalizar de que tudo está ao seu alcance, aí ele começa a viver!
Enquanto vivermos em função dos erros do passado e das inseguranças, não conseguiremos andar para a frente, nem ir ao encontro das vitórias (ou superações de obstáculos) que tanto desejamos. E depois ficamos zangados e admirados por não passarmos da chamada cepa torta! Se uma conquista mundana é tão satisfatória, imagine o que poderemos sentir com uma vitória sobre nós mesmos!

Bom, O Carro indica que para conquistar o seu equilíbrio pessoal é fundamental que se dedique a si próprio e à harmonização das suas emoções, emoções que poderá estar a ocultar lá no fundo do seu ser.
Arrume de vez o que já não faz parte da sua vida para poder dar uma hipótese/espaço a outras situações cheias de potencial que o circundam. O equilíbrio da sua mente e coração acabará por se reflectir em todas as restantes áreas da sua vida, atraindo situações vencedoras e muitas realizações. É surpreendente constatar o que um coração aberto e com vontade de Amar pode alcançar!

Esta carta traz consigo uma energia muito forte que o ajudará a colocar em prática alguns dos sonhos que tem guardados dentro de si. A fase de planeamento já ficou para trás, agora é hora do carro andar para a frente e conquistar… com Amor, generosidade, prudência e muita tolerância!
Eu queria fazer um post, relatando o meu fim-de-semana e que foi mais ou menos.
Mas depois de uma mensagem da minha mãe, a minha manhã que prometia disciplina tornou-se apreensiva e cheia de incertezas.
Eu vim para Angola há 5 anos e toda a minha vida até a altura tinha sido vivida em Portugal, não é a toa que frequentemente sou apelidada de portuguesa, passei situações piores outras melhores mas consegui adaptar-me e cá estou vivendo em Luanda e dando um passo de cada vez.
Quando a minha decidiu que queria regressar disse-lhe que deveria esperar pela reforma, e quando trouxe atrás de si o meu irmão mais novo, ser introspectivo e mimado, vi que a coisa não iria ser fácil.
A minha mãe continua até agora a tentar ver se encontra algo para fazer, o meu irmão por meu intermédio arranjou um emprego numa instituição bancária mas não está a ganhar as fortunas que alguns familiares vaticinaram, tenta com alguma dificuldade amealhar algum porque quer regressar a um Portugal que já viu dias melhores.
Pois bem parece que esta noite depois de 8 dias sem luz, e de um barulho ensandecedor de geradores o puto teve uma crise de nervos, não conseguia dormir, tinha que se levantar ás 5 para preparar-se para ir trabalhar e "surtou".
Toda a sua insatisfação virou-se contra a minha mãe, que acusa de ser a culpada por estar cá.
Ora o meu maninho com 28 anos esquece-se que foi ele que escolheu ficar, que se cá continua é por sua vontade e se acha que em Portugal estará melhor tem é que pegar em si e ir, escreve esta irmã com o seu lado maduro.
Mas o outro lado, está preocupado com medo que se passe de vez, porque infelizmente ou felizmente somos bastante diferentes e eu adapto-me corro atrás e vivo, enquanto ele não age e fica a ruminar qual cavalo.
Não sei mesmo o que aconselhar ou fazer, mas estou mesmo tentada a comprar o bilhete e a dizer-lhe para ir.