quarta-feira, 19 de junho de 2013

1 bom patriota

A entrevista já foi há duas semanas, mas esperei a poeira sentar porque não gosto de quando os ânimos andam exaltados.
Nosso caro P.R deu uma entrevista ao canal de televisão português  SIC, canal este que sempre que se passa algo mais mexido por cá toca de fazer alarido e puxar manchetes nos seus noticiários. Se a escolha foi inocente? Hell no! Caro P.R sabia muito bem o que estava a fazer pois de tolo tem muito pouco.
Não vi a entrevista toda, vi excertos e só de ter o Henrique Cymerman a entrevistá-lo até estava bem impressionada, porém caro P.R foi igual a si mesmo e mais uma vez como tem feito nos últimos anos subestimou-nos....
No, no, no mister P.R é errado dizer a uma cadeia tv internacional que os jovens que se manifestam são frustrados sem emprego...
Também não se diz assim que a modo descarado que precisamos de mão-de-obra qualificada e por isso estamos de braços abertos para os jovens portugueses licenciados desempregados....
Corrupção claro que existe em todo o mundo, mas não fazemos uma expressão do tipo isso é assunto menor...
Sim estamos a desenvolver-nos mas enfatizamos muito isso e não apresentamos propostas concretas...
Quanto ao líder de referência internacional, muito mau o tempo que levou a responder e depois diz Lula da Silva sem agrumentar convenientemente....
Claro está que a seguir consternação a malta que afinal até estudou é nacional anda por aqui, não está contra a vinda de pessoal estrangeiro pois reconhece que precisamos de qualificação, mas que quer ver isto fiscalizado e bem estruturado.
Vozes contra este blá blá do estamos a fazer, mas bem espremidinho o feito é pouco e podia continuar aqui no rosário mas não me apetece.
Se achei que fosse ser diferente? Hell no! Isto foi simplesmente uma operação de charme e o dear P.R não deixou de ser aquilo que é.
Eu que sei que nada sei, assim como quem não quer a coisa digo que para se ser um bom patriota, deve-se olhar para as coisas com olhos de ver, quer mão-de-obra qualificada aposte na formação desde base, quer que os frustrados deixem de se manifestar dê espaço para a opinião contrária, quer deixar de esticar a corda a ver até onde vai, pare de camuflar as coisas e ponha no seu devido lugar todos os que são incompetentes nas suas funções.
Porque um belo dia senhor bom patriota a coisa azeda e quando azedar não será nada bonito de se ver...

4 comentários:

  1. No dia que esta entrevista foi transmitida eu tinha acabado de chegar em Portugal para o meu casamento. Infelizmente n#ao consegui assistir. Vi os senhores na TV e fiquei curiosa, mas n#ao pude parar pra acompanhar. N#ao sei o que podemos esperar de nossos governantes, nem dos seus, nem dos meus. O que sei 'e que nossos povos ainda n#ao est#ao prontos pra se levantar, quando fazem 'e com muito barulho e pouca eficiencia. Mas quando, eles estiverem prontos, tenho at'e medo de pensar no que pode acontecer.
    E concordo com vc em todos os graus, que o que Angola precisa 'e de apostar na forma'c#ao interna. Na base qualificativa desda raiz, caso contr'ario, v#ao continuar alimentando os expatriados, enquando deixam seu povo com fome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear Thais,
      sim fazemos muito escarcéu e somos pouco eficientes, mas um dia isso vai acabar pois toda a jogatina tem um dia para terminar.
      Sou defensora da formação, mas com pés e cabeça.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ora bem , cá vão os meus dois cêntimos sobre a entrevista: só o simples facto de existir entrevista já me parece um bom avanço!
    Por si só, já é reconhecer que é necessário fazer algo para lidar com esse descontentamento generalizado.

    Concordo muito sobre o assunto formação. Só há lugar para expatriados porque há um grave falta de formação.
    E quando digo falta de formação, não é dizer que faltam licenciados - é mais dizer que essas formações e essas universidades precisam de ser bem fiscalizadas para que as pessoas que lá estudam saiam com competências (e não sairem só com um certificado)
    Quando digo isto, lembro-me de Portugal e do boom das Universidades dos anos 90. Antigamente, o acesso às universidades era muito restrito e muito elitista. Agora, caímos no exagero de haver gente com cursos , mas que são analfabetos funcionais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ângela,
      assino por baixo, dou aulas na universidade e temos graves lacunas que vêm da base.
      Hoje em dia todo o mundo quer ter um canudo, mas não sabe o quanto é dificil estudar para tê-lo.
      Muitos acham que o dinheiro resolve tudo e é um erro crasso.
      Analfabetos funcionais temos muitos por aí.....
      Beijinhos

      Eliminar