quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

As makas da cidade do Kilamba

A cidade do Kilamba, fica a 15 minutos da minha nova residência, foi construída por chineses e até a vinda da BBC, que a apelidou de cidade fantasma, não vivia quase ninguém.
PR pai de todos nós sentiu-se incomodado e decretou que se encontrassem formas de vender as casas.
Antes deste episódio já meio povo lá tinha ido fazer uma inscrição aberta a qualquer um, mas que não deu em nada.
Há duas semanas entidades responsáveis pelo processo fazem sair informação sobre o novo processo de acesso ás ditas casas do Kilamba, e a outras construídas no Zango, Cacuaco, Kipari e Km 44.
Desta vez a coisa parecia mais acessível e organizada, há um quadro com o valor total dos apartamentos e o valor das prestações de arendamento resolúvel que significa que se tiveres menos de 40 anos pagas prestações em 20 anos e a casa é tua e caso tenhas mais de 40 terás que as pagar em 15.
Pouco mais foi dito, e criou-se a confusão, a população acorreu as centros/postos de venda e como a rebaldaria era muita organizou-se em grupos que fazem listas para dar acesso as filas dos homens, das senhoras, das grávidas e dos idosos, e dos militares e policías.
Há pessoas que dormem nestes sitios sem as minímas condições porque dizem que ou vão para casa e regressam ás 4 da manhã, ou dormem mesmo lá porque senão no dia seguinte o seu nome já não está na lista, ou do número 200 caem para o 400.
Criaturas que não vão trabalhar há dias para tentar concretizar o sonho da casa própria...
Como contei os responsáveis pelo processo não deram muitas informações e pouco ou nada fazem para ter um acesso sem confusões aos postos de inscrição.
A situação já se descontrolou e os meios de comunicação não falam de outra coisa.
Quando vinha para o trabalho esta manhã ouvi na Rádio Luanda informações valiosas, as pessoas pensam que o valor total da casa são 70.000 usd mas só é assim se for paga a pronto pagamento, o que não é assim para a maioria dos candidatos, acham que depois deste pagamento anual, os próximos serão mensais mas afinal também não se aplica pois até final de Março por ex. de 2014, e depois em 2015 o arrendatário deverá pagar o valor de todas as mensalidades referentes a esse ano.
A pergunta é : Porque gostam as pessoas responsáveis pelos orgãos de poder de entrar em caminhos dúbios? Porque não se explicam as coisas como elas são? Que imagem passa para o exterior aquele aglomerado de pessoas á procura de um pouco de estabilidade? Será que não se aprende nada com os outros? Com experiências passadas?



4 comentários:

  1. Concordo com as tuas perguntas.
    Eu sou só uma expat e por isso não gosto de me meter nos assuntos locais para que não me interpretem mal.
    Mas, tenho a sensação que a "gente grande" gosta destes mistérios, destas dificuldades e confusões para se engrandecer.
    Nada de novo, igual em todo o mundo, mas sempre triste.

    Gosto do teu blog e da lufada de ar fresco que é ao abordars estes assuntos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ângela,
      já está na hora de fazermos as coisas com mais civismo e responsabilidade o "angolan way" começa a cansar...~
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Menina, que papagaiada, hein? Pra mim o maior absurdo é que quem colocou o nome lá, não consegue ter segurança de que vai conseguir alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thais my dear :)
      tenho casos na familía que estão na guerra por conseguir casa nas novas centralidades, um está mesmo nessa confusão de filas e afins o outro depois de se cansar resolveu subornar para ver se consegue ter acesso mais rápido. A verdade é que depois de fazeres a inscrição e pagares o montante o processo não é moroso e dão-te as chaves. Maka mesmo é chegar até a inscrição mas já sabes mangope de tudo faz confusão...
      Bj

      Eliminar