sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Leituras de Janeiro

Não sei se contei por aqui que adoro ler, desde pequena que gosto de livros podia passar uma tarde de sol enfiada em casa só para ler uma qualquer história que me fizesse viajar.
O meu novo papel maternal desiquelibrou um pouco as coisas mas quero retornar esta minha paixão.
Neste mês que agora termina foram estas as minhas leituras....


Você é o Líder da sua Vida de César Souza li no fim de manhã inicio da tarde no escritório num dia em que precisava de um boost para este meu problema crónico chamado procrastinação e motivação.

Os Transparentes de Ondjaki arrastava-se há várias semanas na minha cabeceira e finalmente ontem troquei a Tv por ele e só fiz bem, continuo a gostar do Ondjaki e da sua capacidade de contar "estórias" esta obra foi prémio literário José Saramago em 2013 recomendo vivamente!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Kilamba

Em pleno ano de dificuldades em que a nossa vida vai ser difícil 2º PR...
Mudamo-nos para o Kilamba, os senhorios querem a sua casa de volta e deixaremos de viver numa vivenda de 3 quartos e um imenso quintal, para passarmos para um apartamento no 8º andar com as mesmas dimensões.
Confesso o meu receio por nunca ter vivido tão alto, a minha apreensão pelo pequeno I.R. mas a vida é feita de mudanças ...
Poupamos na renda e durante um ano não preciso de me preocupar com isso, contar-vos-ei a segunda experiência de viver em altura em Luanda, a primeira não foi tão boa como isso. . .
Por enquanto conforta-me o facto de os kilambeiros (como costumo chamar) não sofrerem de falta de água e luz, veremos até quando.....

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O poder das escolhas

Dizer que vivemos de escolha pode parecer cliché, mas a verdade é que escolhemos em todos os momentos do dia a partir do momento em que o despertador toca até ao deitar.
Tive um fim-de-semana muito mau, custou-me imenso ver um lado desconhecido do meu companheiro.
Sempre soube o quão diferentes somos e sempre convivi bem com essa diferença mas na esperança que olhasse o mundo de outra forma, mais realista, e que começasse a fazer as escolhas acertadas, porém a reacção foi a de uma tartaruga com medo do trote dos cavalos que esconde a cabeça e refugia-se num universo que não é bem o mesmo do que dos outros.
Custa dedicar tempo sendo por vezes uma equilibrista para que não nos falte nada em casa sendo eu a pessoa assalariada e ver depois a falta de reconhecimento deste esforço.
Como comecei a escrever acima a vida é feita de escolhas eu começo a ponderar as minhas porque estou decidida a ser este o ano em que finalmente deixarei de viver com medo do futuro e de encarar as minhas reais capacidades... veremos quem me acompanhará até ao fim.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Coursera

Vivemos num mundo que se diz globalizado e com a ajuda da internet podemos "viajar sem sair do lugar" (gosto mais desta frase aplicada à leitura.....)
Nesta perspectiva e porque desde que terminei a pós graduação nunca mais fiz aprimoramento de qualificação profissional, resolvi investigar o mundo dos cursos online e gratuitos (Ainda não é tempo de deixar o meu emprego e rumar a um mestrado e doutoramento) e descobri o Coursera www.coursera.org neste projecto juntaram-se várias universidades e institutos do mundo que disponibilizam cursos online com duração entre 4 - 16 semanas, as aulas são video-aulas e há grupos de chat onde se pode tirar dúvidas. Estão listados os cursos consoante a área de interesse, o idioma ou a região, porém a maioria é ministrada em inglês.
Após ter feito um curso de gestão de eventos do IPED (instituição brasileira) durante as férias de Natal, vou tentar fazer um sobre como falar em público enquanto os que dizem respeito à minha área de actuação não abrem novas turmas.


sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Olá 2015 adeus 2014

Dizem que ano novo significa vida nova...
Acreditamos que tudo o que ficou para trás não importa temos 365 dias para fazer diferente e para encarar de frente. O mês de Janeiro de fome para alguns(porque gastaram tudo nas festas) de planos para outros (porque é um livro em branco que podemos reescrever) e de continuidade para outros porque afinal se o click da mudança já começou no ano passado é só continuar...

Ao contrário dos outros anos não estava entusiasmada com nenhuma festa nem com a paranóia de não poder passar em casa, decidi ficar no meu canto com a minha família sem stress e a ver televisão.
Chega uma altura em que as prioridades mudam e fogos de artifício com muita cor e luz mas fugazes já não satisfazem.

Em 2015 a prioridade sou eu, com as minhas incertezas, crenças e aspirações.
Em 2015 quero elevar-me, subir um degrau deixar que o mundo exterior interfira tanto.
Em 2015 quero que o meu corpo seja o meu templo e que o Deus que procuro não seja opressor.
Em 2015 quero ser uma mãe que passa tempo com filho mas não sentada à frente da Tv porque assim fica quietinho e não chateia.
Em 2015 quero viver uma grande paixão, mas por mim... redescobrir a minha própria companhia e aprender a ficar sozinha.
Em 2015 quero amizades mas das verdadeiras, das que não querem saber se vamos ao Brunch ao Epic Sana ou se ficamos num bairro qualquer a comer pinchos e a beber Cuca.
Em 2015 quero uma família mais unida, em que se partilha e dá muito mais não só nos almoços de Domingo.
Em 2015 quero sonhar  ter vontade e coragem de assumir que sou única e que não interessa que os outros sejam melhores.
Em 2015 quero rever os amigos que ajudaram a que me tornasse quem hoje sou.
Em 2015 quero agradecer pelo simples facto de viver e saber que a cada dia nos é dada a oportunidade de recomeçar sem precisar de esperar o fim dos 365 dias.
Feliz 2015!