segunda-feira, 4 de maio de 2015

Repressão Capilar - Jornal O País de 1 de Maio 2015

Entre indecisões escolho começar este pequeno texto com uma das músicas do saudoso Teta Lando Negra de Carapinha Dura
"Negra de carapinha dura
Não estrague o teu cabelo, me jura
Faça tranças corridinhas
Com missangas a cair
Carrapitos pequenitos
Como aqueles que vovó fazia
Pra você
Você é africana
Tem beleza natural
Vai mostrar pra todo mundo
Que essa tua carapinha
É o acabamento de uma obra sem igual
Carapinha é o acabamento
De uma obra sem igual…”
Há algumas semanas surgiu um “zum zum” cibernético sobre alguns colégios em Luanda que proibiram as suas alunas de usarem penteados naturais, penteados naturais são todos aqueles feitos com o cabelo sem utilização de produtos químicos, nos dias que correm são cada vez mais as jovens e senhoras que optam por ter os seus cabelos naturais dando azo à sua imaginação, de todos o mais conhecido e também o mais controverso é o chamado Afro ou Fro pois o cabelo fica solto e quem o usa assim escolhe penteá-lo ou não.
O que choca é que estabelecimentos de ensino coloquem regras sobre a forma como os seus discentes devem usar o cabelo, que chamem a atenção às alunas por “estarem despenteadas” e as proíbam de ir à escola….
Somos africanos e somos livres também, cabelos desfrisados ou com tissagens são formas de alterar a verdadeira constituição do nosso cabelo, nada contra quem opta por usá-las mas não seria caso de averiguar como por vezes determinadas discentes usam cabelos sintéticos mais caros que vários pacotes de fraldas?
Ironias à parte devemos aceitar a diferença e fundamentalmente é isto que está em causa, pois esta proibição absurda de não assistência às aulas por se estar com cabelo natural solto prejudica o aprendizado e a própria auto-estima dos discentes.
Está a circular na rede social Facebook uma petição que se pretende endereçar ao Ministério da Educação intitulada “Não à proibição de “penteados afro” nas escolas de Angola”.
Como cantou Teta :
“Você é africana
Tem beleza natural
Vai mostrar pra todo mundo
Que essa tua carapinha
É o acabamento de uma obra sem igual”
  


Sem comentários:

Enviar um comentário