segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

...

Hello gentes,
estou por aqui decidindo e reavaliando.
Ficarei uns tempinhos sem escrever a partir da próxima semana férias e mudança de casa.
Mas espero voltar em força e cheia de coisas para partilhar, como o sistema fly lady ou a minha recente descoberta a meditação cristã.
Inté.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

E quando menos se espera....

Surgem notícias que te deixam sem saber muito bem o que fazer com o agravante que toda a tua vida vai mudar quer digas que sim ou não....
Eta que 2013 começa complicado....

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Já falta pouco para ficar de férias...

Hello gentes,
Esta semana começou com uma reunião ás 8.30 que acabou ao 12.30 e uma tarde de fofoca rsrsrsr.
Hoje tenho pendentes e dar no duro.
Estou sem carro e com uma dor nos rins que teima em não desaparecer.
Continuo a sonhar com a casa nova e com as férias preciso mesmo de dormir rsrsrrsrsr.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Yeah it's friday

Tarot para hoje vaticina que :

O que realmente importa é o que fazes com o que tens. (Henry Wells) Cada vez que o Sol nasce é-nos dada mais uma oportunidade de melhorar. Use a sua força de carácter e energia para isso mesmo, o resto é supérfluo.

Ehehehehe até esses me dizem que caminho seguir....

Estou para perceber como algumas empresas em Luanda trabalham, durante as festas não se mexeram no inicío da semana as criaturas que estão a alargar a estrada decidiram começar a trabalhar e o congo instalou-se moradores ficaram com espaço diminuto e aquilo virou o salve-se quem puder.
Tento sempre estacionar em pontos estratégicos e por vezes saio mais cedo já a contar que alguma alma fechou-me e que não deixou um nº de contacto como é frequente.
Sonho com a mudança de casa, literalmente não vejo a hora de pirar-me dali.
Eram 22h quando água resolveu dar um ar de sua graça, primeiro fiquei com preguiça de ir encher os "bidons" = recipientes, mas ainda bem que o fiz pois hoje ás 5.15 levantei-me a contar que tivesse para lavar a montanha de roupa que nos persegue e cadê águinha?
É preciso paciência....

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Tempo de parar de fugir

Ao ler este post http://vidaorganizada.com/organizacao/comece-a-se-organizar/seja-uma-mae-organizada-agora/

Confirmei mais uma vez que é tempo de deixar-me de desculpas.
É verdade que fui mãe, mas chocolatinho já vai fazer dois anos, é verdade que fui abandonada pela empregada, mas mal ou bem vou dando um jeito e namorido vai ajudando. Também é verdade que por vezes sinto-me sozinha mas se não procurar as pessoas elas também não o fazem.
É verdade também que acordo ás 5.15, que chego ao trabalho ás 7.45 que saio ás 17h e chego a casa ás 18.30/19h consoante o trânsito.
Continuando na senda das verdades, também é verdade que temos problemas de água e luz (agora a água), que o trânsito é caótico e que em Angola as coisas são caras.
A última das verdades é que devo agradecer a Deus por ter um trabalho que é bem remunerado consoante a média nacional e que tenho um caminho aberto para crescer quer na área de ensino, a minha grande paixão, como nas ciências da informação.
Verdades á parte, chegou a hora de deixar-me de desculpas, de viver desorganizada, de reclamar e parar de vitimizações.
Porque é mais fácil acusar os outros de incompetentes mas ficar horas navegando por blog's porque se tem preguiça, porque é mais fácil dizer que se tem muito trabalho mas não fazer nada para diminui-lo porque no fundo bem no fundo tenho medo. Medo de não corresponder ás expectativas ás minhas e as dos outros, medo de não usar todos os recursos disponíveis pois é tão mais fácil ser-se mediano do que excelente...
Ser bom naquilo que se faz requer tempo (aquilo que digo que não tenho), dedicação, empenho, estudo e trabalho imenso trabalho.
Este medo tem-me paralizado, de que adianta ler blog's sobre organização, criar ferramentas como toodledo e andar de caderninho se não faço mais, nem melhor.
De que adianta perder horas na internet quando tenho milhentos livros para catalogar e dentro em breve irão cobrar-me pois a Biblioteca terá que estar pronta até Fevereiro.
Talvez esta inércia é mesmo para dar razão aos meus receios, para justificar que sim não sou capaz e não sou boa o suficiente.
Afinal por trás de uma criatura decidida, está uma menina assustada sem confiança em si e que espera que lhe digam para onde ir. Avarenta em input's positivos e estimuladores mas que se não os tiver deixa de acreditar. Esquecendo-se de tudo aquilo que já conquistou (nisto não ando melhor que minha progenitora) e do que batalhou para aqui chegar.
Ai como os pais nos definem....
Devo pensar e repensar naquilo que me guiou durante a minha vida em Portugal, fazer tudo o que haveria para fazer na escola e levar o meu conhecimento para o meu país dando um contributo.
Ainda me falta o Mestrado e Doutoramento, e não dei nem 1,3 do que posso.
Depois de tamanho desabafo, restam-me baby steps e encarar a vida um dia de cada vez.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Previsão Tarot Semanal

14 a 20 de janeiro de 2013

6 de Copas

“ O passado traz-me aos lábios um sorriso maduro e aos olhos lágrimas de nostalgia. Por momentos, fico cega mas nem por isso deixo de ver a verdadeira oportunidade que passa ao meu lado!” (Pois claro, desde quando é que cegueira é sinonimo de burrice?)
O passado pode ajudar-nos a ultrapassar certas fases de vida, ou certos obstáculos que, de tão repetidos, já nos são familiares, mas por outro lado, pode impedir-nos de vivenciar coisas novas, o tal momento presente. Já pensou que enquanto revive até à exaustão os bons e maus momentos que viveu no passado, está a desperdiçar o presente? Já pensou, não já? E de repente acordamos na parte final do nosso percurso terreno, sem ter aproveitado e vivido tudo o que há para viver! O Universo oferece 24 horas por dia, ou seja, 1440 minutos ou 86 400 segundos, então o que é que está a fazer para os aproveitar?

Em suma, as boas memórias podem ser muito positivas desde que postas no seu devido lugar – no ficheiro das recordações. Podem também ser positivas se forem o ponto de partida para algo novo que o/a faça feliz no momento presente, uma lição aprendida, por exemplo.

No trabalho o 6 de Copas pede-lhe que se centre um pouco mais no que tem a fazer, pois a desconcentração poderá levar a situações escusadas e evitáveis podendo deixá-lo/a nalguma situação delicada. (Urgente deixar-me de desculpas e pôr mãos á obra....) 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Coisas da vida

Estou morta de sono, e quando isso acontece a coisa funciona mal...
Limpei e organizei a casa assim que chocolate adormeceu, mas fazer almoço, arrumar cozinha, wc e sala dão trabalho, ou estou destreinada, e terminei tardissímo.
Quando dormia o sono dos justos, choco tem mais um dos seus pesadelos, mamãe está preocupada porque a criança chora, esperneia e diz que não quer. Dava tudo para saber com o que sonha o meu pequenino.
Outra coisa que me deixou sentida foi o desenrolar do assasinato do jovem Jorge Valério, apesar de nem conhecer o rapaz, ficamos a saber ontem que o móbil para a sua morte, que comoveu o país, pois foi tão violento, foi um telemóvel e a mandante a sua namorada de 18 anos. Os acusados dizem que pagou 8 mil dólares para que lhe trouxessem o telemóvel do namorado pois tinha imagens comprometedoras.
Perguntas pairam no ar: Como conseguiu o dinheiro?  E que imagens seriam estas que levaram a este trágico fim?
Mais uma vez temos que olhar para nós enquanto sociedade, familía e pais, reflectindo sobre a  educação que estamos a dar aos nossos jovens?

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Mais motivação para 2013

Este texto foi retirado do Blog: Diário de uma mãe polvo.


Novos Dias



"Esse ano vai ser pior... Pior pra quem estiver no nosso caminho! Então que venham os dias. Um sorriso no rosto e os punhos cerrados que a luta não para. Um brilho nos olhos que é para rastrear os inimigos (mesmo com medo, enfrente-os).



É necessário o coração em chamas para manter os sonhos aquecidos. Acenda fogueiras. Não aceite nada de graça, nada. Até o beijo só é bom quando conquistado. Escreva poemas, mas se te insultarem, recite palavrões.



Cuidado, o acaso é traiçoeiro e o tempo é cruel, tome as rédeas do teu próprio destino. Outra coisa: pior que a arrogância, é a falsa humildade. As pessoas boazinhas também são perigosas, sugam energia e não dão nada em troca.



Fique esperto, amar o próximo não é abandonar a si mesmo. Para alcançar utopias é preciso enfrentar a realidade. Quer saber quem são os outros? Pergunte quem é você. Se não ama a tua causa, não alimente o ódio. Por favor, gentileza gera gentileza. Obrigado.



Os erros são teus, assuma-os. Os acertos também são teus, divida-os. Ser forte não é apanhar todo dia, nem bater de vez em quando, é perdoar e pedir perdão, sempre. Tenho más notícias: quando o bicho pegar, você vai estar sozinho. Não cultive multidões.



Qual a tua verdade? Qual a tua mentira? Teu travesseiro vai te dizer. Prepare-se. Se quiser realmente saber se está bonito ou bonita, pergunte aos teus inimigos, nesta hora eles serão honestos. Quando estiver fazendo planos, não esqueça de avisar aos teus pés, pois são eles que caminham.



Se vai pular sete ondinhas, recomendo que mergulhe de cabeça. Muito amor, muito amor, mas raiva é fundamental. Quando não tiver palavras belas, improvise. Diga a verdade. As manhãs de sol são lindas, mas é preciso trabalhar bem também nos dias de chuva.



Abra os braços. Segure na mão de quem está na frente e puxe a mão de quem estiver atrás. Não confunda briga com luta. Briga tem hora para acabar, a luta é para uma vida inteira. O ano que vem tem cara de gente boa, mas não acredite nele. Acredite em você.



FELIZ TODO DIA!"



(Sérgio Vaz)

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Crer

Este texto retirei-o do blog da Sandra Portugal o Projectando Pessoas e foi escrito por Mahatman Gandi.
Espectacular!



Creio em mim mesmo.


Creio nos que trabalham comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família.

Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos.

Creio nas orações e nunca fecharei meus olhos para dormir, sem pedir antes a devida orientação a fim de ser paciente com os outros e tolerante com os que não acreditam no que eu acredito.

Creio que o triunfo é o resultado de esforço inteligente, que não depende da sorte, da magia, de amigos, companheiros duvidosos ou de meu chefe.

Creio que tirarei da vida exatamente o que nela colocar.

Serei cauteloso quando tratar os outros, como quero que eles sejam comigo.

Não caluniarei aqueles que não gosto.

Não diminuirei meu trabalho por ver que os outros o fazem.

Prestarei o melhor serviço de que sou capaz, porque jurei a mim mesmo triunfar na vida, e sei que o triunfo é sempre resultado do esforço consciente e eficaz.

Finalmente, perdoarei os que me ofendem, porque compreendo que às vezes ofendo os outros e necessito do perdão.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

IURD e a Vigília da Virada

Este foi o assunto da semana transacta, nada contra quem decide orar na passagem de ano pedindo um novo ano melhor.
Mas revoltada com a falta de organização que leva a mortes....
Segundo o que consta esperavam 70.000 mil fiéis, porém nem a Cidadela comporta tanta gente nem a igreja tem só este número de crentes.
Ainda se está para apurar o que realmente aconteceu, mas pelo que li no JA e vi na TPA, as pessoas que estavam fora do recinto e pensaram que podiam entrar precipitaram-se para uma das portas, cujo pavimento estava molhado com "água benta" e foi o descalabro, gente espezinhada e afins, saldo final 13 mortos e mais de 20 e tal feridos.
A dor dos familiares é comovente, ouvi o relato de uma senhora que dizia que tinha caido sobre a irmã, tinha em cima mais um senhor gritava por ajuda e não conseguiu salvá-la.
Vivo em frente ao estádio da cidadela e quando saí eram 7 da noite havia engarrafamento e imensa gente a chegar ao local.
Não adianta nada o Bispo vir a público assegurar que as condições de segurança estavam criadas pois se assim fosse não teria morrido ninguém.
Aguardamos que sejam atribuidas responsabilidades...

Pequenas felicidades

Em vários blog's brasileiros que sigo há uma postagem colectiva em que descrevem as pequenas felicidades da semana.
Ainda não me decidi a participar, mas hoje apetece-me escrever sobre as minhas pequenas felicidades :)

1- Ter começado a ler o Planalto e a Estepe de Pepetela (regresso dos hábitos de leitura)
2- Ter estado em amena cavaqueira com uma amiga a beber umas bejecas e a comer tapas.
3- Ter recebido a visita de outra amiga e por a conversa em dia.
4- Uma madrugada e manhã de chuva que resultaram em mais tempo na cama.
5- Arrumar a casa e ter tudo mais ou menos organizado.
6- Fazer o inventário das coisas que tenho por casa para elaborar menú semanal e a lista de compras (agora que fui abandonada pela minha empreguete)
7- Começar a sonhar com a decoração da futura casa.
8- Fazer mani e pedicure :)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Massacre da Baixa de Cassange

No ano passado por esta altura, estaríamos todos em casa, mas como nós tinhamos muitos feriados e pensando na produtividade PR decidiu cortar alguns e este foi um dos escolhidos, segue uma noticia  retirada do site Zwela Angola e fala do que se passou a 4 de Janeiro de 1961.

Isaías Soares, VOA
Um dos sobreviventes do massacre na Baixa do Cassange ocorrido em 1961 defendeu a construção de um memorial em honras das vítimas.

Angola assinala Sexta-feira o aniversário do massacre que ocorreu no ano do inicio da luta de libertação.

O bispo da Igreja Metodista Unida em Malanje, José Quipungo, um dos sobreviventes dos massacres de Teka – dia – Kinda, município do Quela, na altura com 10 anos de idade, disse que deve ser dada maior dignidade para os que morreram em prol da luta de libertação de Angola.

“Precisamos de construir um memorial, termos um lugar de estudo para as novas gerações poderem entrar neste lugar onde possam estudar a história do nosso país”, recomendou.

Uma aldeia piloto continua em projecção no papel.

Três projectos foram apresentados pelos projectistas João Ângelo, Carlos Oliveira, Luís Certo e Chicamo Xingana aos aldeões da localidade e aguardam pela luz verde do governo de Malanje.

“O primeiro é o respeito e o culto a memória das pessoas que aqui faleceram que representaram o início do movimento de libertação de Angola em 1961”, disse Chicamo Xingana.

O bairro social que deverá ser erguido numa área de 20 hectares, entre outros serviços de acordo com a maqueta congregará 20 residências, postos de saúde, escolas, bibliotecas, jangos comunitários, locais de lazer que ajudarão a compreender parte da história de Angola.

O massacre ocorreu na sequência de uma greve dos trabalhadores da ex – Companhia de algodão Cotonang, em protesto contra o atraso do pagamento dos salários, preços baixos pela compra do produto e as difíceis condições sociais e transformou-se no prenúncio da luta pela libertação nacional.

O município de Xá – Muteba, província da Lunda – Norte acolhe o acto central da celebração nacional sob o lema “Quatro de Janeiro de 1961 – Quatro de Janeiro de 2013 – 52 anos de luta e vitórias”. O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Kundy – Pahama vai presidir a cerimónia.

Ao nível de Malanje, uma cerimónia tem lugar no auditório da emissora local da Rádio Nacional de Angola.

Fonte: VOA

Reforço positivo

Ontem depois de um mini meeting com o meu boss, dei-me conta de que o sucesso deste meu boteco só depende de mim e que tenho é que arregaçar as mangas e trabalhar.
Esta batalha contra a inércia será vencida, não posso continuar a fazer menos e a esconder-me com medo de não ser capaz, de errar, ou de não estar á altura.
Falta de confiança e deixar tudo para último estão fora de questão é preciso encarar os desafios de frente e ir mais além.
Ás vezes só depende de nós....

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Projectos para 2013

Hábitos são sem dúvida coisas que levam tempo a ser alterados, eu que o diga como de costume cheias de coisas para fazer e perco uma manhã a fazer o mínimo e a ler blog's, podem censurar-me á vontade que deixo... Ler blog's não tem nada de mal mas fazer pouco e perder imenso tempo tem...
Um dos meus objectivos para 2013 será sem dúvida ser mais disciplinada.

Segundo o sistema Getting Things Done ,abreviado GTD, todos nós temos coisas/projectos nas nossas vidas, uns que acontecem diariamente ou seja que estão no chão, em andamento estando a 10.000 pés, áreas de responsabilidade 20.000 pés (Ex. Família, saúde, finanças), 30.000 pés objectivos de hoje a 2 anos (curto prazo), 40.000 pés 3-5 anos (médio prazo) e 50.000 pés objectivos a longo prazo.
Quem explica muito bem este sistema é a Thaís Godinho do blog Vida Organizada descobri-o no fim do ano e fiquei super fã.

Tendo em conta isto os meus projectos no chão são terminar  os pendentes da biblioteca e organizar a vida de forma a ter mais tempo para os meus dois homens, amigos e coisas que gosto de fazer extra trabalho.
Em andamento: Emagrecer, mudar de casa, trocar de carro, e começar a investigar mais sobre Arquivos, etc.
Áreas de responsabilidade: Família, trabalho, saúde, finanças, educação, espiritualidade, desporto e amizades.
Curto prazo: Crescer dentro da instituição, apostar mais na formação/ensino, viajar , ter mais um filho.
Médio prazo: Fazer um Mestrado/Doutoramento, ter uma casa própria e ser uma referência na área das ciências da informação em Angola
A longo prazo: Ser uma boa mãe, esposa, filha, irmã , prima.... Manter-me honesta e temente a Deus.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

2013

Bom Ano a todos os que por aqui passam :)

Começamos com as previsões da Vera Xavier que faço questão de acompanhar:

Peixes

31 a 6 de janeiro de 2013

Carta do Dia
3 de Espadas

Esta semana poderá deparar-se com alguma situação delicada… se calhar algo que achava que era o máximo, afinal, não é assim tão bom.
Quantas vezes já nos iludimos e nos enganámos? Quantas vezes ficámos tristonhos com isso e pensámos que mais nada fazia sentido? Pois é, muitas, mas sobrevivemos sempre, não foi? E crescemos, ficámos mais fortes e difíceis de derrubar! A questão aqui é sempre das expectativas que criamos acerca dos outros e das situações. A vida também tem destas coisas, desiludirmo-nos com algo ou alguém, faz parte do nosso processo pessoal de crescimento.
A única coisa a fazer nestes momentos de desalento é perceber o erro (depois de chorar, que faz muito mal às rugas mas que faz bem à alma), e retirar das situações as lições que ela trouxer. Se fizer sempre este “trabalho de casa”, verá que interioriza melhor os ensinamentos e dificilmente voltará a ter nota baixa.

Coragem, o caminho até pode às vezes ser tortuoso, mas há sempre uma luz ao fundo do túnel, nós é que não a vemos porque vamos de cabeça baixa… Se pedir aos Senhores Grandes será sempre Iluminado, basta que o peça! Eu tanto hei-de dizer isto que um dia acredita mesmo! FELIZ ANO NOVO!
 
 
Este ano mudanças, é o ano em faço 33 é o ano em que quero ser mais e melhor....